quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

estafa Capital

saí e cheguei de noite. não é fácil ir e vir no mesmo dia a Lisboa mas pelo menos perdi a aversão que tinha a comboios - já não apanhava um há mais de vinte anos. mas houve mais coisas boas: a largueza e a luminusidade da praça do comércio; a dúvida se estariam a limpar o D. José; a agitação engraçada da praça luís de camões; a caminhada em meias pela baixa da cidade por conta de os saltos já não aguentarem os pés; a pronúncia deliciosa dos conterrâneos. agora as coisas chatas e feias: o cheiro a mijo das ruelas, típico das zonas antigas das cidades por onde páram as gentes porcas; o lixo pelo chão das mesmas ruelas; os trezentos e tal quilometros andados apenas para dois minutos de entrega de documentos; a ordinarice dos assédios; a longa viagem de regresso sem uma bacia de água quentinha com sal para saciar os pés; a falta de alegria na cozinha lisboeta.

(mas não faz mal - para a próxima será melhor)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

há sempre uma boa notícia depois de uma grande dúvida

o que caralhos é uma fotografia em tamanho 3 por 4?

ouvi falar da gostosura das caras de bacalhau e quis experimentar: feitas à espanhola é de chupar nos dedos depois que acaba e se limpa o molho do prato a pão.

o carro mais interessante do (meu) mundo

o mundo está cheio de gente que não sabe o que quer: primeiro pediram-me fotografias do carro para argumentarem o interesse - coloquei-as e nada. depois, mostram interesse e pedem-me para ver o carro - tento marcar e nem com o cu nem com a boca. estão a querer dizer-me que o meu carro não é interessante? é que se for o caso eu guardo-o para mim até cair de podre já que foi, e continua a ser, um amigo muito especial. obviamente que gostava que fosse para alguém que quisesse conhecê-lo a sério, lhe apalpasse os pedais com jeito e o buzinasse com vigor e orgulho mas, na falta de melhor, antes comigo e parado do que com indecisos desapegados a mexer.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

o que pode ser feito

quando, por exemplo, esperamos na loja do cidadão: apreciar os toques dos telemóveis. ele toca e, de imediato, olha-se para onde e para quem. depois, quase em simultâneo, faz-se uma mistura da cara com a careta - ou, neste caso, com a trombeta. e não é que bate certo? há aqueles que tocam um som filho do telefone que pertencem áqueles que têm postura de indiferença e cara de feijoada sem sal; depois, aqueles que seguem as tendências da moda, cabelos esticadíssimos e unhas de gel pirosas, são acordados por aqueles que tocam a Rihanna ou Alicia Keys; depois, talvez pela vontade de ouvir, ouve-se, enfim, um toque diferente, de uma música acomercial - nem sei se esta palavra existe -, que passou em tempos no rádio mas que logo a voar migrou para as memórias de poucos, e que toca para chamar alguém que decerto estará sentado numa ilha mesmo ali no meio do mar das gentes. é difícil escolher as palavras certas para os sons certos, penso. não, é nada difícil, penso logo a seguir. porque os toques, na verdade, saem do toque da alma de quem os escolhe para serem chamados a toque.

pelo caminho deu esta, tão gira, que talvez esteja por aí no chamar de alguém:




questãozinha pertinéintxi

fez-se-me luz mesmo agora quando percebi que um atestado de bons antecedentes é a mesmíssima coisa que um certificado de registo criminal.

será que quando se rouba involuntariamente o coração de alguém - que o agarra e segura com imensa força- fica registado e será isso sinal de maus antecedentes?

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

e mais

atendendo a que a culpa está nas alterações informáticas, não há nada que me irrite tanto quanto a informática fora do meu controlo, que têm vindo a ser efectuadas no portal, dizem-me eles, agora a vontade sobrou também o Gaspar. a esse dizia-lhe para se despir todo com excepção das meias, já que não sou igual a ele e não o quero ver descalço tal como ele faz ao povo, e pendurava-o em uma árvore centenária mesmo por cima de uma colmeia - esperando que os zangões lhe subissem às miudezas e lhe deixassem a pila feita em uma laranja bem redonda e de cor viva.

javardice

a nova versão do java está a tirar-me do sério: instalo, desinstalo, vou aqui, vou acolá, dou pinotes, fecho, abro, e não consigo submeter uma declaração pelo portal das finanças. é caso para falar em javardice pegada, já que só tenho vontade de que o programa se transforme em alguma coisa palpável e esmagá-lo todo com as mãos e depois com os pés e aspirá-lo e depois rir-me toda por vê-lo misturado com o pó e os cabelos e os pêlos do saco do aspirador e depois despejá-lo em uma vala de esgotos para ser lambuzado pelos ratos. que nervos. só de pensar que adorava, sim adorava, o desenho da consola. agora nem o posso ver.

domingo, 27 de janeiro de 2013

puta que pariu os cabeçudos, cérebrudos.

pensar sequer que este ou aquele grande pensador ou filósofo ou poeta serve de muleta, pelos dizeres, a quem quer que seja no modus vivendi, dá-me volta à tripa. há quem fale de grandes homens pelo que disseram, pelo rasto de evolução social que deixaram quando falharam redondamente enquanto indivíduos e seres efectivamente vivos - a crítica, e a renúncia a serem gente, baseada no argumento da imobilidade social nada mais é do que um escape, uma saída airosa e covarde, da imobilidade pessoal a que se votaram por impotência inerente a si próprios - uma enorme deficiência emocional tapada a todo o custo pela intelectualidade.

isto a propósito de uma frase que acabei de ler, ainda agora, num texto sobre Nietzsche - esse filho da puta cabeçudo, cérebrudo, contudo com alma de alfinete, de bico de palito. Homem sem alma é Homem, nunca e nunca e nunca grande, rasteiro.


sábado, 26 de janeiro de 2013

balança


só há uma forma de descobrirmos o que os outros querem de nós: sentirmos se a energia que colocamos em alguma coisa que fazemos ou dizemos corresponde à energia do que nos fazem ou dizem. é uma espécie de balança do sentir, daquela balança - peso a peso - antiga. energia apurada, e depurada, fica o que fica. e o que não fica também.

saias de fazendo





ela diz, ela diz, que tem cinco saias de fazenda que a guardam do ar. mas é mentira, é mentira: ela tem é cinco coroas púrpuras, um altar, que fazem os olhos, saias de fazendo, reinado de ela, amar.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

inveja



inveja |â ou ê ou âi|
s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).
não ter inveja anão ser somenos; não ficar atrás de.

estava a pensar se alguma vez senti inveja de alguém e não, nunca senti. a não ser, agora, neste presente gerúndio, de todos aqueles que podem fumar um cigarro grego de mentol, porta escarrapachada e pés esticados para o bidé, quando estão a cagar.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

a bela do beber

como um abrir e fechar de olhos o tempo, que não fica, vai-se. dias e dias que não podemos parar por o tempo dos outros precisarem do nosso tempo e o nosso tempo não ter tempo para nós. depois a fadiga, essa cabra insatisfeita, chupa o tempo, e o dia, já longe, deita-se para o dia seguinte se erguer. e depois, também o inesperado que descontrola o tempo que sem já sem tempo traz o intemperado, uma espécie de intempérie. e no meio disto do tempo sem tempo, que espero que não dure muito tempo, não sei viver sem tempo, descobri um tesouro: uma relíquia antiga, do tempo em que o tempo se fazia notar nos vestidos e nos chás e nos rendilhados do beber da vida, que agora é minha e só minha e não me canso de olhar nem de usar.

olha para ela tão delicada, tão a ouro talhada e pintada, tão de poesia enlaçada. e agora arranjei mesmo tempo para mostrá-la, cheiinha de vaidade, e fazer um brinde à decisão. decidir é, por vezes, muito difícil - principalmente quando o caminho é escuro, e literalmente escuro, em outro continente. mas eis que uma luz se acende, tal e qual a do candeeiro romântico que serviu de fundo à fotografia da bela relíquia, e mostra bem às claras que o caminho não é, de todo, para passar. caminho posto de lado por evidências irrefutáveis pesquisadas à custa de muita, imensa, teimosia e desconfiança, é hora de tomar um chá na bela relíquia - e brindar à decisão. à decisão certa. que alívio.

sábado, 19 de janeiro de 2013

asas


há uma forma muito simples e certeira de descobrir, à mesa, como é uma boa parte do ser de alguém: imaginemos uma refeição com frango, vários frangos, e esse alguém serve-se. as pessoas tendem a colocar no prato a parte que mais apreciam. agora reparamos que esse alguém aprecia coxas e pega em três das seis coxas da travessa, precisamente em metade das coxas disponíveis quando na mesa não estão apenas duas mas três pessoas. ora aqui está: estamos perante alguém indelicado, egoísta e grunho. além de encher o prato como se precisasse de comer como um touro, e de uma vez só, nem sequer pensou nos restantes membros da mesa que poderiam querer repetir a coxa. nestas alturas, dá vontade de lhe meter, ao grunho, no prato, todas as asas da travessa como que em desejo de o pormos andar - dar-lhe asas.

Fernando Vara

há uma pergunta que nesta manhã , imprescindível, tenham paciência, se impõe: ó mar salgado e agitado quantos dos guarda-chuva são hoje apenas varas em portugal?

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

coberta por elas

não é que sejam muitos mas há dias em que o ler esgota o tempo e se sobrepõe ao escrever. começamos a ler e a ouvir isto e aquilo, mimos, e quando vamos a dizer já não há, naquele tempo, tempo. enchemos as bolsas do que lemos e aguentamos, assim, o tempo até podermos dar a encher as bolsas dos outros. as bolsas não têm peso nem tamanho e moldam-se ao que queremos, ao que naquele momento nos faz bem - e só o que nos faz bem guardamos nas bolsas, embora possamos ler muita coisa, aprovisionamos e protegemos do sol e da chuva. às vezes até misturamos as bolsas com o sol ou com a chuva quando queremos sentir-lhes refinadamente o sabor. hoje de manhã foi um desses dias - quando ia para escrever, depois de ler e de ouvir pérolas, não deu. quando um pai adoece, tudo pára menos as perguntas mascaradas de ânimo e calmia: as perguntas que guardamos por não as querermos chamar nem lembrá-las, nem lembrar-nos, que se estão lá é porque existem; queremos que as perguntas vistam a gabardina e desapareçam, inventamos-lhes nevoeiro cerrado e trovões para ficarem longe. mas se elas estão lá, ao contrário de quem possa incansavelmente satisfazer-lhes a existência, logo existem e se existem está tudo fodido. os pais não deveriam adoecer porque os pais são sempre respostas; os pais, que fique registado, possuem um ship por dentro do dentro, que só os filhos vêem, que não admite perguntas, porque os pais são certezas e são respostas. queria tanto que fosse assim.

mas eu não tenho a certeza. e as perguntas estão a cobrir-me toda.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

pressas é que não

prendeu a minha atenção esta palavra: flambear que também pode ser, diz o dicionário, flambar. lembrarei do flambar apenas por conhecimento da palavra mas não vou utilizá-la, discordo com a falta do e, o e faz toda a diferenta fonética no significado da palavra. flambear tem lentidão, movimento arrastado, enquanto que flambar é assim uma espécie de verbo exacto de botar ao segundo. ademais o que é feito às pressas, como flambar, não me cativa.

a primeira música da manhã é quase sempre a banda sonora, o flambear, do dia.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

cheiro olhado




 xarope de vida
groselha do fundo até à ponta
refresco
olhos colados nela como luzes a piscar de mais
fechá-los para voltar a abrir e fixar o gosto dela
sabor a terra fresca despida que sopra
que sopra, sopra, sopra
que sopra e veste os quintais

descrição discreta

não sei bem se será o caso mas fosse eu a ver um anúncio, para venda, assim e havia de gostar muito muito:

"carro fiel, de alegrias e tristezas, com que se pode sempre contar."

quero mais

soube a liberdade, soube a mim, soube-me bem.

o meu novo carro, parado já há algum tempo, precisava de ser esticado. melhor: precisava de ser esticado, em estreia, por mim. juntar o que tem de ser feito com o que se pode fazer só pode dar certo. e ele, moreno de tez e personalidade, deixou-se esticar: alavanca de velocidades tocada e explorada como se amada pela mão; curvas dobradas por dentro como se os pés as quisessem, e quiseram, passear; volume do rádio no máximo como se os ouvidos quisessem, e quiseram, ouvir apenas aquilo e ali.

a sequência de músicas que o rádio ia tocando tornou-se perfeita:

com esta o meu apetite abriu-se como se a viagem tivesse ainda mais quinhentos quilómetros para rodar.

seguiu-se esta que me fez saltar, e soltar, a voz:

pelo meio, desconhecendo que iria para canto, o Rui Veloso. pausa para deixá-lo calar-se. já só pensava, enquanto o gajo não ganhava vergonha na voz, em uma sopa de nabiças bem quentinha.

e depois, esta que já não ouvia desde o tempo que desenhei o elvis presley nas costas do blusão de ganga. com esta, naquela parte do arroto cantado, senti a euforia da imitação:

e depois, ai que alegria!, mãos, pés e ouvidos esticados, a loucura:

estranho

há dias em que dormimos a correr sem, no entanto, o acordar ser transpirado. estranho.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

disco partido

ao longe, de fundo, aquela voz como um disco riscado, mesmice, que impedia de abalar para outro lugar. impedia, é isso, impedia. já não impede mais.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

dicas espertas

para conservar alface no frigorífico por mais tempo basta borrifar, com água, as folhas e embrulhá-las em um pano húmido ou, mais rápido ainda, cortar um limão e deixá-lo bem ao lado, sedução ácida,  das folhas verdinhas;


quando lavamos
 brócolos e couve flor não nos lembramos dos bichinhos mafiosos que lá ficam escondidos, no meio de tanto aperto - basta deixar estes legumes em água com sal durante um tempo para vê-los, aos bichinhos, consoladinhos e relaxados, a nadar.

(Through the Looking Glass (?) - and what Alice found there)

confundir emoção com sentimento é frequente. desmistificar a confusão é, no entanto, simples: enquanto a emoção surge num movimento de dentro para fora expressa por indícios corporais como linguagem facial e alterações vaso-motoras, o sentimento é eminentemente interior embora possa surgir da emoção e também gerá-la. existem as emoções primárias, aquelas mais selvagens e que não sofreram com o dedo social, onde cabem a alegria, a tristeza, a cólera, a surpresa e a aversão. já nas emoções secundárias, sociedade mestra, figuram a vergonha, o ciúme, a culpa e o orgulho. não havendo consenso optei por escolher estas - tanto para as primárias como para as secundárias - por considerá-las as mais representativas. 

sem querer perder-me no que quero falar, que é da importância das emoções na comunicação à distância, importa referir que constituem a maior, e melhor, valia na detecção dos afectos. obviamente que através de um computador serão poucos os que não manipulam o que escrevem, ou dizem, forjando muitas vezes emoções - e os que não o fazem sentirão, na comunicação, um deserto afectivo não obstante, evidentemente, a intuição de cada um relativamente à falsidade ou veracidade das mesmas. e foi por isso que surgiram os emoticons, para aproximar um pouco mais a conversa à emoção. se por um lado o seu uso excessivo pode causar ruído e efeito contrário à intenção da sua utilização, por outro a completa ausência - quer dos emoticons quer de linguagem que demonstre claramente emoções - gera ineficácia naquilo que é, de facto, comunicar. 

sistemas tecnológicos como o touchphone, lumitouch, pressuremouse, sentic mouse, affective colour, affective, emoto, visions of the future, emotion containers, hot badges, kid pagers são tentaivas de tornar, cada vez mais, a comunicação interpessoal mais e mais eficaz em que as emoções são mediadas pela tecnologia - o que reforça a importância enorme que elas, as emoções, têm nas nossas vidas. toda esta importância dependerá, certamente, se o utilizador se serve da tecnologia apenas como ferramenta ou como espelho e será isso que condiciona a exteriorização, ou não, do dentro e isto levanta um outro assunto, que é do mesmo, relacionado com a identidade na cultura da simulação. fica para a próxima.

controlo ou domínio?

o teste psicológico de Rotter, locus of control é muito usado - não apenas em estudos sociais ou do individuo no que diz respeito à psicologia - em medicina para bem distinguir controlo de domínio, o que demonstra o quanto nós somos psicossomáticos. o caso da asma, por exemplo, é flagrante: salvas excepções alérgicas é quando o medo passa a angustia e esta a pânico que surgem os ataques - o medo de ter medo funciona como o factor paralisante.

creio ser este o maior dos desafios humanos quer na saúde ou na doença, quer no trabalho ou nas relações sociais e pessoais: dominar o medo. e o domínio difere do controlo precisamente na parte em que enquanto este último é condicionado e motivado por aspectos exógenos, o domínio - o patamar acima - será uma definição interna e personalizada das peculiaridades de cada um.

domingo, 13 de janeiro de 2013

sarcasmite aguda (ela retrucou)

que bela ideia, querido. compramos o pit bull e alimentámo-lo, de uma só vez, com comida seca.
comida seca de golada? como assim?
desde que comecei a comer o vizinho do R/C direito percebi a diferença entre petisco e ração.

sarcasmite aguda

o nosso filho faz dezoito meses para a semana, querido.
pois faz, em dia de bola nas antas.
temos mesmo de pensar juntos no que lhe vamos oferecer.
já pensei: vamos amanhã comprar um pit bull.

e do abraceijo se fez sol

como se nunca tivesse recebido um abraço com um beijo a mulher, mulher é sempre mulher tenha a idade que tiver, cabelo de neve e pele de montanha, ficou feliz. e contagiou o dia: o sol abriu-se como um pavão e o pavão envaideceu-se ao exibir o seu fato de todos os dias a um domingo; e o domingo, dia também para o Domingues, ficou mais lento - e o Domingues, senhor Domingues, como lhe chamam desde que cá chegou, voltou a lembrar da terra e do tempo em que Dominguez cheirava a huevos con chopitos. ai señor!

invisível. in visível.

tive um sonho imensamente, incansavelmente, erótico. e andei toda a manhã a pensar como havia de defini-lo visto que os corpos estavam lá mas, contudo, apenas se sentiam, não se viam, uma espécie de energia com carne mas em carne sem rosto. andei então a pensar quando até esqueci a chave por dentro da fechadura e tive de subir uma escada, varanda assaltada, para entrar. 

agora já sei: foi um sonho erótico invisível, estranho, mas o estranho não tem necessariamente de ser negativo, delicioso - estava lá tudo o que preciso e quero, in visível, porém com véu, ai que pena ter acordado! quero dormir! deitar-me nos lençóis da água fresca a escaldar e fazer borbulhas de alegria! lamber cada pedaço do mel que é malagueta! cobrir-me com o edredon de pele em arrepio! ai que quero dormir para perder o pio! 

e a dança começou, o erotismo é sempre uma dança, com este som que, confesso, tive de procurar por não saber de onde vinha. mas encontrei.


sábado, 12 de janeiro de 2013

sim ao aborto na comunicação social

o facto de haver mulheres grávidas no governo é notícia porquê, afinal? relevar o estado de gravidez de alguém no trabalho já é, por si só, uma forma de discriminação. dar importância por a gravidez estar a decorrer em funções governativas, além de discriminação, é também fomentar o elitismo: se qualquer mulher pode engravidar está a considerar-se a gravidez de uma ministra um evento fenomenal a que propósito? a não ser que as razões estejam prenhas de esperança, tal como é ser a luz de uma criança que vem ao mundo, exijo um aborto desta absurda constatação e respectiva exploração da mesma pela comunicação social. já.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

hometa?


guardo até hoje a agenda poética de Albano Martins, distribuída e editada pela Universidade Fernando a Pessoa a todos os colaboradores mais precisamente, se não me falha a memória, em 2001. era, na altura, não faço ideia se ainda é, docente de Literatura, e fico muito contente que ganhe prémios literários - gosto muito da sua poesia. no entanto, como gente este homem era intragável de lidar: antipático, arrogante, altivo e prepotente - perfeitamente verificável, aliás, pelo desenho do sobrolho. pode ser que, entretanto, as rugas do tempo lhe tenham zarpado a densidade e seja, agora, um homem-poeta. um hometa.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

o caso do encontrar antecipado






    Voltar
  Portugueses disputam lugar na Airbu  
  Saúde e finanças entre os líderes d  






Portugal procura diplomatas

Portugal procura diplomatas



04.01.2013
O Ministério dos Negócios Estrangeiros abriu um concurso para diplomatas.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros publicou esta semana a abertura do concurso externo para a categoria de adido de embaixada da carreira diplomática. O concurso tem como alvo cidadãos portugueses e decorre até dia 16 deste mês.

Ter uma licenciatura numa universidade portuguesa ou estrangeira, desde que reconhecida, é o primeiro dos requisitos para quem aspira a uma carreira diplomática. Mas a admissão como candidato implica ainda a apresentação do certificado do registo criminal, comprovativo do histórico fiscal, fotografia, certificado de habilitações e a requisição da admissão a concurso através do email concursoadidos2012@mne.pt.

O processo de seleção é rigoroso e implica várias fases. Depois da candidatura, o Governo publicará uma lista dos candidatos com a data, hora e local para a realização de seis provas: cultura geral, língua portuguesa, língua inglesa, prova escrita de conhecimentos, entrevista profissional e prova oral de conhecimentos. A entrevista é a mais determinante.



reúno todos os requisitos para concorrer mas, para além de ler no último parágrafo e última frase, (...) nem a entrevista nem as provas escritas são determinantes para o caso visto que os cartões de visita já foram previamente mandados fazer., em nada me atrai o protocolo e o sorriso pan-american.

será caso para dizer que não quero ser dalmataplomata.

Psiquêrela

curiosa a história da Cinderela que é, também, a da Gata Borralheira. a versão mais antiga chegou da China, ninguém pensa na China como contadora de histórias de encantar ou de belo desencanto, e outras se seguiram na França. a Cinderela, que é igualmente a gata borralheira, possui, de resto como todos os contos de fadas, um lembrete à humanidade, arquétipo fundamental, em sua concepção, muito mais do que uma simples trama romântica: o desejo de a psiquê humana ser reconhecida como especial e levada a uma existência superior. 

(o que eu queria mesmo era que fizessem um filme sobre a Psiquêrela já, neste instante, para me aproveitar dele e desfazer-me, com ele, em água.)


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

o que havia de haver e não há - ou há pouco:

telefones, de discar, com fios (aquele som tanto do rodar os números como do toque é uma delícia);
testos dos tachos com abertura suficiente para colocar uma rolha na pega (quem desdenha de usar panos anda sempre queimadinho);
leitores de cassetes (o problema dos CD's é que, tão frágeis, sem capas quilham-se todos);
livros com capas rígidas (o peso do abrir e do fechar é assim uma espécie de brasão de leitura);
pessoas que não sintam vergonha de dizer obrigada, por favor e desculpa;
pessoas que não vejam o amor como pieguice;

e também uma coisa que nunca houve nem há mas podia haver: clister cerebral. isso é que era, podermos ver o lodo, por instilação, a ser irrigado e purgado e esvaziado. depois podia ser vendido e reutilizado para fazer novelas subnutridas, bem ao estilo do sul. não é que tenha algum preconceito cultural com as novelas, até me parecem um óptimo veículo de exploração da realidade pela ficção. mas estará ainda, esse conceito, em águas de bacalhau e a digerir - com todos -, se tanto, uma vez por ano. chama-se natal das novelas e faz parelha com o dos hospitais.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

os pensamentos são de borla

é um óptimo, maravilhoso, pai; foi um excelente marido; foi e continua a ser, ao que parece, um fabuloso amante. mas para trabalhos manuais o meu pai é uma aberração: foda-se, demora uma manhã e metade da tarde para pendurar um microondas na parede quando eu o teria feito, se ele me deixasse e não tivesse o bichinho do machismo a pôr os corninhos de fora de quando em vez, em uma hora. só mesmo uma filinha de palavrões me sossegam, puta que pariu.

colete? não: forças.

são como são as coisas. há um dia ou outro, e um dia a seguir ao outro faz todos os dias, que pergunto por que isto ou aquilo é assim - pergunto a mim ou aos outros ou ao ar, perguntar ao ar nunca dá bom resultado talvez por este ser imenso e as perguntas se espalharem nele; perguntar aos outros também não é o melhor porque os outros não querem saber das minhas perguntas. e os dias que supostamente são equilibrados são aqueles quando, precisamente, nos ficamos por nós, como se fossemos uma concha fechada e dura impermeável ao exterior. supostamente o equilíbrio nasce da sensação de não precisarmos de nada nem de ninguém. supostamente. e essa é a maior mentira de todos os tempos, a capacidade de nos auto-convencermos que nada nem ninguém nos toca no melhor nem aflige pelo pior. é este o equilíbrio mais desequilibrado que há. e eu, amante da verdade, sou uma desequilibrada e, por isso, diariamente me atestam - por actos, palavras ou omissões - que preciso de um colete. a mim parece-me que só preciso de forças.


domingo, 6 de janeiro de 2013

se não és pelo porco, não leias.



a carne de porco anda na berra, como que a gritar eu cá sou boa, sou muito boa, nos melhores restaurantes do país - não é que ande a comer em restaurantes mas ando a ler por aí sobre porquices. longe vão os tempos em que comer a vaca era um luxo (curioso que ninguém pede carne de boi no talho. eu tenho uma teoria que, de resto, parece ser partilhada pela evidência de qualquer boca que se preze: enquanto que a vaca possui aquelas gordurinhas tão suculentas que a fazem tenra e gostosa, a porca é rija e a sua carne tem um sabor inconfundível, amargo, ácido, como que com resquícios de urina no lombo. é como comer galinha em vez de frango - vão-se os dentes e até os garfos e fica a galinha ali, rija, teimosa como se viva ainda estivesse). a nova tendência da cozinha gourmet está no porco: lombo, cachaço, perna. obviamente que se é possível fazer um belo assado para seis pessoas com cinco euros o mesmo não acontece se for vaca e será este, estou em crer, o maior argumento para o porco andar na moda. mas se for só este é fraco: o porco possui mais gordura, é certo, do que a vaca mas em contrapartida muito menos toxinas e, reconheçamos, é uma carne mais bonita, rosadinha, de textura mais uniforme. e depois há o courato, aquela maravilha que quando estala e se apresenta dourado faz-nos ter um orgasmo visual, olfactivo e de paladar - não fosse, isso mesmo, a cozinha e a mesa, os sítios onde são inventados e misturados e preparados e degustados os orgasmos. 

(então e a cama? a cama também, claro. mas a cama é como a mesa: sem a cozinha não existe.)

sábado, 5 de janeiro de 2013

dica

aqui fica uma óptima, excelente, dica para quando alguém que está mesmo à nossa frente a irritar-nos e não podemos ripostar por conta de o pai zangar: imaginar e ver, ali mesmo, aquela pessoa, roupa baixada até aos joelhos ou mais, completamente indefesa a não ser com o cheiro carregado de balas pronto a disparar, a cagar. o resultado não poderá ser uma gargalhada estridente mas uma puta de uma risota pegada cobertinha apenas com um leve e jovial sorriso.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

a atitude não engana

factos são factos e nota-se perfeitamente quando um cão é paneleiro: a minha cadela sai magistosa, da porta para a rua, e ele olha-a de esgueira, como que a dizer credo! que é isto, inhac!, sem se chegar, e dirige-se de imediato para o outro que por lá anda - e desata a lamber-lhe a tringalha.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

andar

vais a pé ou de carro?
vou de carro.
mas faz-te bem andar.
pois faz, se faz, ando sempre muito nas nuvens.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

nevoeiro novo

acordou cerrado, talvez em protesto pelo forte ruído da trovoada artifícial da noite que caiu, mas em jeito de dissipação: que nevoeiro, mesmo teimoso, resiste aos encantos dela - da luz brilhante dos raios de sol?