domingo, 29 de junho de 2014

Filho de Putin!

As palavras obscenas são notícia, pelo apelo à não utilização, na Rússia. Em qualquer lugar onde a arte, e a expressão particular de vida, se faça expressar está decretada guerra aberta, por força legal, às palavras obscenas. Mas que pénis são palavras obscenas?
Vamos dissecar o significado de obsceno mas antes dá mesmo vontade dizer: filho de Putin!

Quais os significados do que é ser obsceno?

Contrário à decência ou ao pudor é a primeira definição onde cabem as palavras obscenas. Ora bem, a decência tem que ver com as maneiras, com o porte e com a linguagem que se possa utilizar - dizem. A decência anda, portanto, de trela. Não importa, tudo de fora do âmbito das artes obviamente, se há encenação ou corrupção de movimentos ou pensamentos cortantes. Mais: pouco importa se há acções diplomáticas dilacerantes - o que interessa mesmo é o maneirismo certo que as palavras obscenas não têm.
Multas. Ora quem em uma passagem de um livro estiver a descrever a expressão de desagrado mais genuína que a oralidade tem que é um, em linguagem decente, vai-te masturbar pode ter de dar ao estado mil euros. Já um cidadão que vá na rua e responda com vontade a uma injúria qualquer, terá de pensar - sim porque a oralidade é tantas vezes espontânea e tradutora  de emoções - e converter: vai para o pénis que dá prazer! Filho de uma senhora que cobra para ter sexo! Vai aos requícios dos intestinos!É que a multa é de cinquenta euros por boca.
Bom, palavras obscenas também querem dizer que são contrárias ao pudor causadoras, portanto, de embaraço. Sendo a arte a representação do real através de diferentes narrativas carregadas de riso ou de choro ou de vergonha ou de medo ou ou - porque a arte está carregada de vida - restringir a forma de expressão constitui, de facto, um dos maiores atentados ao pudor que me lembro.
A mesma coisa será estar a dizer que, a partir de agora, a vida, porque a arte é a vida colorida, vai passar a apresentar ao estado uma declaração periódica - não mensal nem trimestral - ao minuto. 
Esta é uma lei já aprovada pelo parlamento russo e assinada pelo presidente. Senhora que cobra para ter sexo e deu à luz! masturbe-se!; pró pénis com Putin!

As palavras obscenas são ofensa?

Na verdade, comparar palavras obscenas com palavras ofensivas é uma obscenidade do pénis. Palavras ofensivas cabem naquilo que é alguém dizer-me que se nota bem que sou uma mulher contida - e não um qualquer piropo que não é sentido mas apenas expelido. É que se pensarmos todos bem nisto estamos a ter relações sexuais e mal pagos!
Ainda não há mas vai haver uma listinha com a relação de palavras obscenas proibidas na boca dos russos, incluindo dos organizadores de eventos artísticos de teatro, culturais, educacionais ou de entretenimento - e pessoas singulares.
Não sei se está a perceber que estão a tapar literalmente a boiKa, e também os olhKos, aos russos...
Mas para quem aprecia, como eu, as palavras obscenas, aqui fica uma breve legenda à maneira:
caralho;
vai-te foder;
vai para o caralho que te foda;
filho da puta;
vá à merda;
puta que pariu;
foda-se;
pró caralho

estamos fodidos e mal pagos

1 comentário:

  1. Anónimo14:19

    verdade, a política é obscena, a sociedade é obscena, o desemprego é obsceno, a fome é obscena, afinal o que não é obsceno hoje em dia?
    M.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.