sexta-feira, 28 de novembro de 2014

o que é feito dos repolhos de antes, que saudades!, aqueles densos que se punham a saltear no tacho com azeite e alho e pimenta e não sumiam? agora são ocos, vou a ver e ficam no fundo do tacho. um repolho inteirinho mal cabe na cova de um dente. estou a exagerar, está bem, cabe na cova mas não cabe em um prato bem cheio sem acompanhamento de hidratos e carne ou peixe. anda tudo marado, é o que é, até o repolho. lembrei-me, de repente, assim: as hortas andam por um fio e no repolho não me fio.

(deixa-me mas é estar calada que com a má sorte que tenho ainda me começam a fazer esperas à porta de casa com sacholas e baldes de estrume e - pior ainda - com unhas cheias de lodo a tocarem-me na pele.)

49 comentários:

  1. Confia no repolho saltitante. É de uma espécie vegetal séria. Ou crê que o seja.
    bac

    ResponderEliminar
  2. qual, aquele que os chineses se lembraram de adoptar como vegetais domesticos? chiça penica de toledo!

    ResponderEliminar
  3. De Granada, adorável.

    ResponderEliminar
  4. Chiça penico é um termo verdadeiramente nortenho. E não é ofensivo. É o nosso modo de desabafar.

    ResponderEliminar
  5. eu gosto de dizer à minha moda que é penica. mas tens de me explicar - tanto o repolho de granada como o seres do norte como. ah! isso explica porque estás sempre a dizer saudades?! :-)

    ResponderEliminar
  6. Por aqui, na Andaluzia, come-se a cauda do boi. É delicioso.O nome não agrada.
    As saudades são do Norte, da chuva e do nevoeiro.
    Nada de transvcendente ou profundo.
    Tão simplesmente, lembrar com satisfação, onde crescemos.

    ResponderEliminar
  7. e que interessa o nome se consola a alma e a pança? onde nasceste, afinal?

    ResponderEliminar
  8. Hospital de Santa Maria. Freguesia de Santo Idefonso.
    Para os lados da Lapa, creio eu.

    ResponderEliminar
  9. Santo Ildefonso, claro.
    Só faltava não saber escrever o nome da freguesia...

    ResponderEliminar
  10. ó, não, estava a perguntar a terra. o norte é grande.

    ResponderEliminar
  11. Claro que é. Se bem me lembro, vai até Rio Maior (isto é a brincar e são resquícios reacionários de tempos idos)

    ResponderEliminar
  12. Memórias de antanho...

    ResponderEliminar
  13. Em boa verdade, hoje em dia (passe a expresão) sinto-me nórdico.

    ResponderEliminar
  14. mas se é, és de onde? conta-me isso dos resquícios reaccionários, oupas. :-)

    ResponderEliminar
  15. (expressão) - já não sei escrever

    ResponderEliminar
  16. ó que carago. daqui a nada o nó do peito passa-me para a cabeça e lá se fica o repolho a saltitar de vez com tanta confusão.:-)

    ResponderEliminar
  17. sabes, sabes, faz de conta que sou a tua pt. :-)

    ResponderEliminar
  18. Este repolho é muito simples.
    Gosta do que escreves. Náo te conhece. Mas adivinha-te.
    E perde-se-se a viajar.
    E é um tipo normal.
    E gosta dos teus termos.
    bac

    ResponderEliminar
  19. ah tu és o repolho saltitante! :-) que trenga que eu sou. que riso! :-)

    ResponderEliminar
  20. olha, neste caso é polivalente: personal trainer de português pt de pt.:-)

    ResponderEliminar
  21. Não percebo nada disso. Prometo.
    Vou jantar aquilo de que te escrevi.
    Por aqui faz frio. E gosto.
    Espero-te bem
    Bernardo

    ResponderEliminar
  22. boa! :-)

    olha este texto, acho que vais gostar, adoro este Pidarra. :-) http://www.escreveretriste.com/2014/11/os-alguidares-da-memoria/

    ResponderEliminar
  23. Não consigo chegar lá (nabo da informática, como , em tempo te escrevi).
    Podes resumir?
    Desculpa. É mesmo verdade.

    ResponderEliminar
  24. se resumir perde a piada.

    ResponderEliminar
  25. perde a voz única. faz assim: seleccionas e clicas com o lado direito do rato e vai aparecer ir até ao endereço e clicas. ia copiar para aqui mas não aceita, é muito longo.

    http://www.escreveretriste.com/2014/11/os-alguidares-da-memoria/

    ResponderEliminar
  26. Consegui. E gostei muito de o ler, Percebo-o muito bem-
    Muito obrigado por me trazeres esta novidade, querida Olinda.
    Se calhar já conheces. Tenho a cereteza que te encontras nas ruas de Dublin.
    Obrigado outra vez
    Bernardo

    ResponderEliminar
  27. A Irlanda foi o primeio pais que visitei. 1983

    ResponderEliminar
  28. E depois quedei-me a trabalhar em Londres. Para os malvados dos ingleses.

    ResponderEliminar
  29. E depois voltei para esta terra estranha.Para me livenciar. Formado já eu estava.

    ResponderEliminar
  30. também eu gosto. mas não posso lá ir, fui expulsa desse blogue. :-) mas não foi por ele.

    eu não conheço nada, só sonho. :-(

    ResponderEliminar
  31. (licenciar). Ter uma licença para advogar, no fundo...

    ResponderEliminar
  32. esta Espanha ou Portugal?

    ResponderEliminar
  33. Chega de escrita. Solta uma música boa das tuas, É, também disso, disso que tenho saudades.
    Até sempre
    Bernardo

    ResponderEliminar
  34. Sonhar é óptimo.

    ResponderEliminar
  35. Conhecer, por vezes, é uma decepção.

    ResponderEliminar
  36. pronto, like a virgin.:-)

    ResponderEliminar
  37. ah, mas eu gosto dos kits completos crus e nus de verdade. :-)

    ResponderEliminar
  38. O que entendes tu por Kits :-)

    ResponderEliminar
  39. quis dizer que apenas a completude, não individualizando características obviamente, faz sentido.

    ResponderEliminar
  40. recebi o das ruas de Dublin outra vez. pois bem, eu vejo e ouço e sinto a poesia nos lugares mais inesperados. memória, estou como ele. e de muita gente junta é que não gosto nadinha. desta feita acabei de passar um atestado de indiferença a Dublin...:-)

    ResponderEliminar
  41. Agora vou ser um jurista maçador e, por isso, peço-te desculpa.
    Todos nós vivemos com lacunas E o que é uma lacuna?
    A lacuna é algo que protende para a completude, algo esse que é o plano de Direiito vigente.
    Saindo do Direito e transpondo para as pessoas e para a vida normal, compreenderás, facilmente, que faz todo o sentido
    Bernardo

    ResponderEliminar
  42. sim, claro, o que seria da luz sem a escuridão.

    ResponderEliminar
  43. Uma não existe sem a outra, como bem sabes.
    Mas eu não discuto isso, Nem sou capaz,
    Gosto é de música. A sério e por raro que pareça.
    Bernardo

    ResponderEliminar
  44. e que bem que fazes em gostar. mas também podes dar. escolhe uma, então.

    ResponderEliminar
  45. Bjork.(não sei ir buscar o trema no teclado nem as músicas no computador).
    Mas gosto.
    B B

    ResponderEliminar
  46. vá, selecciona, lado dto do rato e fruição. :-)

    https://www.youtube.com/watch?v=NKIiPvowk-c&list=PLf7B8qekMxWrzc08nvkBUqhqo0YDCDLNQ

    ResponderEliminar
  47. :-) Obrigado pela tentativa, Olinda. Mas não consegui.
    Agora a ouço.
    Obrigado, outra vez
    bac

    ResponderEliminar
  48. não tem mal. olha, não sabes ir ao you tube? lá podes ouvir sempre o que te apetecer.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.