quarta-feira, 6 de julho de 2011

ainda vais a tempo de burilar o teu portuguesismo

Convite
Ciclo de Conferências

 - Novas Ideias/Novos Negócios -

 AEP - Leça da Palmeira   7 de Julho de 2011
14.30h - 18.00h


 

Em 2011 a AEP iniciou um ciclo de Conferências onde o lugar de destaque é dado a novos valores nacionais. Pessoas criativas, ousadas e que apostaram com persistência e coragem, trilhando novos caminhos e mostrando que há uma nova geração disposta a isso. Este ano daremos a conhecer alguns desses exemplos de Novas Ideias que se transformaram já em Novos Negócios, ou projectos de negócios, criando espaços de debate e de partilha de experiências, com especial ênfase na Nova Competitividade e Novo Empreendedorismo, apontando soluções e novas direcções.

Nesta segunda edição, apresentaremos três ideias finalistas do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto (iUP25K) ideias que se poderão traduzir em novos negócios e que serão apresentadas pelos seus criadores.
Seguem-se dois casos de negócios inovadores já implantados no mercado, que surgiram de ideias iniciais simples e que foram desenvolvidos com base no espírito de iniciativa e persistência dos promotores.

 


O caso Mon Musée – Qualquer museu em qualquer parede
Finalista do Concurso iUP25k, o Mon Musée é um conceito que divulga de uma forma inovadora as exposições temporárias e permanentes dos grandes museus e galerias mundiais pela projecção em locais de destaque de imagens das obras de arte, seleccionadas pelo cliente numa Art Store online, intuitiva e simples.
Os apreciadores de arte terão acesso, temporário ou indefinido, às imagens de um conjunto de obras. Podem, por exemplo, apreciar uma selecção de obras da última exposição temporária da Tate Modern. Em síntese, o Mon Musée transportará as paredes dos museus para todos os locais onde houver um projector/ecrã, oferecendo uma solução de divulgação e decoração dinâmica com vantagens para apreciadores de arte, artistas, galerias e museus.

Equipa: Pedro Amorim (Doutoramento em Engenharia Industrial e Gestão - FEUP); Bernardo Maciel (Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores – FEUP); Pedro Pardinhas (Mestrado em Economia e Gestão Internacional - FEP).

 


O caso Scootzz
Scooter eléctrica de alta eficiência e totalmente personalizável

Segundo classificado do Concurso iUP25k, este projecto foi gerado a partir da paixão por veículos motorizados partilhada pela equipa promotora, estudantes do Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (MIETE) da Universidade do Porto. A Scootzz aposta na produção e comercialização de scooters eléctricas, assentando em princípios como a vertente ecológica e a redução de custos associados às deslocações nos meios urbanos.
As recentes evoluções da tecnologia das baterias, a sua redução de custos e o aumento crescente do preço do petróleo, fazem com que economicamente as scooters eléctricas sejam competitivas comparativamente com as suas congéneres de combustão interna.

Equipa: Tiago Tavares Novais Barbosa (Lic. em Engenharia Mecânica - FEUP); Paulo Correia (Lic. em Economia – FEP); Pedro Oliveira (Lic. em Comunicação pelo Inst. Politécnico de Viseu); Alexandre Sousa (Lic. em Engenharia de Telecomunicações e Electrónica pela Univ. do Porto) e Paulo Silva ( Lic. em Ciências da Computação – Univ. do Minho
)

 

O caso My Home Cloud. A sua casa. Sempre consigo.

O My Home Cloud é um produto inovador na área da domótica, totalmente integrado, que permite interagir com a habitação a partir de um smartphone.
A ideia surgiu da necessidade de tornar cada vez mais a casa como um espaço acolhedor e confortável, melhorando a qualidade de vida do indivíduo. Esta tendência, combinada com as crescentes preocupações globais com as questões energéticas, tem vindo a despertar nas pessoas a procura de soluções inteligentes que lhes permitam poupar energia sem comprometer o conforto das suas casas.
Este produto pretende revolucionar o conceito de domótica, adicionando a possibilidade de controlo da casa através de um simples PDA ou smartphone.
Equipa: André Sousa (Mestrado em Engenharia Informática e Computação - FEUP); João Rocha Silva (Mestrado em Engenharia Informática e Computação – FEUP).

 

Caso Sucesso 24 – 24 horas pelas pessoas

A Sucesso24horas é líder no mercado de recrutamento, selecção e gestão de recursos humanos na área da saúde e da assistência social. Os serviços prestados dirigem-se a todos os profissionais de saúde e da área social que procuram mudar de tipo/local de trabalho ou realizar serviços adicionais como complemento da sua actividade profissional habitual.
Baseada na experiência internacional dos seus consultores, a Sucesso24horas apresenta uma evolução notável, contando hoje com uma extensa e variada base de profissionais do sector, espalhados por todo o território nacional. Um número que cresce diariamente e que confirma a qualidade do serviço prestado.
António Fernandes CEO da Sucesso 24 virá apresentar-nos um caso sério de sucesso que vale a pena conhecer melhor.


Moderador: Peter Kirby Higgs  B.Sc. Econ. com honras em Economia Monetária  pela London School of Economics. Trabalhou como Gestor em 5 países e quatro continentes para Multinacionais (empresas dos grupos Unilever, Pepsi-Cola e Esmark). Vice-Presidente Serviço a Clientes MBS Inc. e Palmer Bonner. Presidente da ADVP Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal. Autor do “Ciência de Serviços: Marketing de Serviços” (ULHT)
 

Consulte o programa
Conferência gratuita mas com inscrição obrigatória.

Incrições limitadas


Para informação adicional mais detalhada contacte-nos através do Tel. 22 998 17 53 ou
 e-mail: isilva
@aeportugal.com

           
AEP – Associação Empresarial de Portugal
Av. Dr. António Macedo ◦ 4450-617 Leça da Palmeira ◦ Portugal
T:+351 22 998 1753  F:+351 22 998 1771
formacao@aeportugal.com◦ 
www.aepformacao.aeportugal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.