terça-feira, 19 de julho de 2011

barbas desfeitas de amor



por estes dias, à porta do Feira Nova que agora é Pingo Doce, um homem pediu-me dinheiro, nada de anormal portanto, e eu olhei para ele e vi qualquer coisa que não sabia explicar - como se ele tivesse alguma coisa para me contar e eu para ouvir. foi então que pousei tudo, sentei-me no banco do condutor, porta aberta e ele no lado de fora, e enquanto fazia sandes mistas e abria um sumo para lhe dar, disse-lhe: dinheiro não dou mas estou a preparar-te um farnel e em troca quero uma história. (hoje tenho a impressão que foram as barbas sujas e os olhos aguados que me fizeram distingui-lo dos outros) o homem ficou envergonhado, não pela minha proposta mas por parecer que  tinha uma história para contar há tanto tempo, uma história no prelo do alívio, que ninguém queria ouvir. mas queria contar muito mais do que queria comer. e assentiu. ao mesmo tempo que iniciava o farnel, libertava a sua história. tinha sido há muitos anos que conheceu a mulher com quem casou e que, até aquele dia, amou. tinha, igualmente, sido por aquela mulher que, para a defender, se envolveu numa luta que saiu torta e mesmo sem querer matar, matou. e foi condenado e preso e foi feito triste. a mulher por quem nunca pensou estar disposto a matar pelo simples facto de não querer ficar sem ela abandonou-o com simplicidade: deixou de visitá-lo e não esperou por ele - arranjou outro; as barbas, entretanto, foram crescendo como se tranças do tempo nele parado; os olhos foram ficando cada vez mais tristes, com águas mornas cada vez mais frias. mas, naquele dia, naquele dia a história que ele queria contar e que eu quis ouvir saiu do prelo, cumpriu-se. e num outro dia, lá estava ele - mas de barba cortada e olhos bem abertos - a perceber, aos poucos, que o amor só vale  a pena perante almas que não são pequenas de amar - perante corações que não são minguados de dar.

2 comentários:

  1. Gonçalo16:02

    Isto vale um blog inteiro, Sinhã. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. obrigada, Gonçalo. e viva a inteirice.:-)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.