quarta-feira, 4 de setembro de 2013

não é a brincar a forma mais séria de educar Segurança?

Sabemos todos serem as crianças a base daquilo que queremos que seja o futuro: o lugar mais seguro do mundo. E nascem, e crescem, cada vez mais e melhores, as iniciativas que promovem a Segurança. Interessa levá-la o mais longe possível e, para chegar ao reino do que é pensar para ser, a brincar. Diversão e aprendizagem, educação para a vida, é a aposta que fazem os que sabem que a importância começa onde termina a convencionalidade daquilo que é comunicar.


Se não lhe parecia ser possível cantar e jogar para fazer Segurança, leia isto:

Esta campanha de sensibilização que me chegou através do João Pedro da Costa levada a cabo pela gigante agência de publicidade McCann com o objectivo de promover a Segurança Ferroviária mas não só - já que o alerta da música e das imagens nos transporta a todos em geral, e às crianças em particular, para outras realidades de perigo e risco. Além de a música nos remeter para um ritmo e letra facilmente apreendidos, também a cor e as formas animadas são de uma simplicidade cativante. E depois há os jogos, ferramenta igualmente certeira, que chegam daquela maneira divertida e eficaz à Segurança por dentro do cérebro dos nossos traquinas.

Por cá podemos orgulhar-nos de já ter sido desenvolvido um projecto semelhante, de sensibilização da comunidade civil, para a problemática da Segurança e do acidente. Chama-se Tó & Kika, no âmbito do projecto Prevenir para Inovar, iniciativa da AEP (EURISKO). As actividades desenvolvidas assumiram diversas variantes desde workshops, seminários, acções de formação/treino, exercícios de simulação de emergência, análise de riscos das instalações, realização de ateliês de pintura e escrita, exposições, sessões de jogos, entre outros, sendo que o objectivo principal foi o de fazer com que as comunidades escolares se consciencializassem sobre a temática da Segurança e da Prevenção – na escola, em casa e na rua.

O resultado? O resultado deste tipo de iniciativas só pode ser, pois, excelente! Por cá, conseguimos o envolvimento das crianças, dos pais, dos professores, e demais funcionários das escolas, e também da protecção civil, bombeiros, polícia municipal e sociedade em geral – até pela publicação da BD Tó & Kika, durante muitas semanas, no Público - para o bem comum que é a Segurança. No caso do vídeo Dumb Ways to Die, terá tido já 60 milhões de visualizações no You Tube e premiado com um Cannes Lions e 7 Webby Awards.


Será caso para dizer: obrigada a todos os que promovem o lema de que mais vale prevenir do que acidentar – porque a Segurança não quer morrer. Nem de velha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.