Sabemos todos serem as crianças a base
daquilo que queremos que seja o futuro: o lugar mais seguro do mundo. E nascem,
e crescem, cada vez mais e melhores, as iniciativas que promovem a Segurança. Interessa
levá-la o mais longe possível e, para chegar ao reino do que é pensar para ser,
a brincar. Diversão e aprendizagem, educação para a vida, é a aposta que fazem
os que sabem que a importância começa onde termina a convencionalidade daquilo
que é comunicar.
Se não lhe parecia ser possível cantar e jogar para fazer Segurança,
leia isto:
Esta campanha de sensibilização que me chegou
através do João Pedro da Costa levada
a cabo pela gigante agência de publicidade McCann com o
objectivo de promover a Segurança
Ferroviária mas não só - já que o alerta da música e das imagens nos
transporta a todos em geral, e às crianças em particular, para outras
realidades de perigo
e risco. Além de a música
nos remeter para um ritmo e letra facilmente apreendidos, também a cor e as formas
animadas são de uma simplicidade cativante. E depois há os jogos, ferramenta
igualmente certeira, que chegam daquela maneira divertida e eficaz à Segurança
por dentro do cérebro dos nossos traquinas.
Por cá podemos orgulhar-nos de já
ter sido desenvolvido um projecto semelhante, de sensibilização da comunidade
civil, para a problemática da Segurança e do acidente. Chama-se Tó & Kika, no âmbito do
projecto Prevenir para Inovar,
iniciativa da AEP (EURISKO). As actividades desenvolvidas assumiram diversas variantes desde
workshops, seminários, acções de formação/treino, exercícios de simulação de
emergência, análise de riscos das instalações, realização de ateliês de pintura
e escrita, exposições, sessões de jogos, entre outros, sendo que o objectivo
principal foi o de fazer com que as comunidades escolares se
consciencializassem sobre a temática da Segurança e da Prevenção – na escola,
em casa e na rua.
O resultado? O resultado deste tipo de iniciativas só pode ser, pois,
excelente! Por cá, conseguimos o envolvimento das crianças, dos pais, dos
professores, e demais funcionários das escolas, e também da protecção civil,
bombeiros, polícia municipal e sociedade em geral – até pela publicação da BD Tó
& Kika, durante muitas semanas, no Público
- para o bem comum que é a Segurança. No caso do vídeo Dumb Ways to Die, terá tido já 60 milhões de visualizações no You
Tube e premiado com um Cannes
Lions e 7
Webby Awards.
Será caso para dizer: obrigada a todos os que promovem o lema de que mais
vale prevenir do que acidentar – porque a Segurança não quer morrer. Nem de
velha.