quarta-feira, 6 de março de 2013

porque já chega de amor com morte: amor com paixão.



Acto IV alterado

Numa sala do palácio do faraó perto da cela de Radamés e da sala de julgamento: Amneris, ainda apaixonada por Radamés apesar de este ter tentado fugir com a escrava,ordena que o preso seja conduzido à sua presença. A filha do faraó tenta convencê-lo a pedir clemência das acusações que lhe são imputadas, mas o militar nega-se.
A princesa egípcia comunica-lhe então que Aida ainda está viva, ao que Radamés responde que está confiante de que sua amada consiga voltar à sua pátria.
Desesperada, Amneris faz-lhe uma última proposta: promete liberta-lo se ele jurar que nunca mais verá Aida, mas Radamés sai, sendo levado para a sala do jugalmento.
A partir de um local distante, assiste desesperada ao interrogatório. Radamés não responde às acusações proferidas por Ramfis e pelos sacerdotes, e é condenado à pena de morte reservada aos traidores da pátria: ser enterrado vivo. A princesa egípcia, louca de desespero, amaldiçoa os sacerdotes.

O cenário aparece agora dividido em dois planos. No superior aparece o interior do templo de Vulcano. Em baixo, a cripta onde Radamés aparece vivo. Radamés se despede da vida e da sua amada para sempre, e então aparece Aida, que conseguiu entrar no túmulo, não para morrer ao seu lado, com uma estratégia de resgate. A escrava reencontra a vida nos braços do seu amado (e gozam com tempo e espaço a paixão que se esfrega no amor mesmo antes de escaparem, almas em fogo e corpos em água, semi-nus) enquanto Amneris reza por Radamés no templo. Ao longe soam os cânticos dos sacerdotes - convencidos que ambos estariam mortos. Fim do 4º ato de Aida. (terá vindo daqui o conceito "estamo-nos a foder para os outros")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.